PRÁTICAS DO CAMINHAR - TRAVESSIA RIO TAMANDUATEÍ

☰ menu inicial
×
PRÁTICAS DO CAMINHAR AUDIOTOUR INTERVENÇÃO E PERFORMANCE URBANA TEATRO PERFORMATIVO VIDEO-PERFORMANCE E INSTALAÇÃO RESIDÊNCIA E OCUPAÇÃO EXPOSIÇÃO OUTROS PROJETOS INTEGRANTES

Nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2024, o Coletivo convidou alguns artistas para realizar a Travessia do Rio Tamanduateí, da sua nascente em Mauá, passando por outras duas cidades, Santo André e São Caetano, até chegar à sua foz, no encontro com o Rio Tietê. Um trajeto de cerca de 40 km, que serão percorridos em três dias de caminhada. Uma ação para cartografar as margens deste rio de memórias. Nossos convidados foram: Cecília Auxiliadora Bedeschi de Camargo, Ramo Negro, Mara Leal, Afonso Costa, Secura Humana e Cesar Keinert.

“O rio, ele mesmo, um ser vivente. Ou um ecossistema. Ou um universo.

Microcosmo não porque não é micro. É macro, veia que se estende na terra.”

“Silêncio na minha cabeça. Caminhar aquieta os pensamentos.

Dormir em trânsito. Atravessar territórios deixa a mente mais leve.

Desterritorializar-se.

Mover fronteiras.

Entre fronteiras.

Fronteiriço.” “O impacto desse rio revelação, que também diz tanto sobre nós, vai se tornando hábito. Imersos nessa paisagem começamos finalmente a atravessá-la. Parece que isso só é possível, ou só começa a acontecer, quando deixamos de lado o espanto.”

[Escritas realizadas durante a Travessia do Rio Tamanduateí]